segunda-feira, 28 de maio de 2012

TUTORIAL: PLANTAS EM PERSPECTIVA

A seguir vou mostrar como se faz uma planta perspectivada para apresentação de projetos. Esse tipo de planta facilita o compreendimento do desenho por parte do cliente ou também para melhorar apresentações acadêmicas.


O primeiro passo pra fazer uma planta em perspectiva é ter utilizado famílias de mobiliário em 3D. De outra forma elas não serão visíveis nas câmeras.

Abra a planta da qual você quer fazer a perspectiva e crie uma nova Câmera (disponível na guia Vista). Lembre-se de escolher um ponto mais ou menos central em relação a sua planta, caso contrário a perspectiva poderá ficar deformada. Repare a imagem a seguir:


Pronto! A câmera foi criada e a vista aberta automaticamente. Agora, usando o ViewCube (disponível no canto superior direito da vista), posicione a vista utilizando um dos vértices superiores do ViewCube como na imagem abaixo. Ainda com base na imagem, ative a Caixa de corte na paleta de Propriedades da vista e corte até a altura desejada.


Em seguida, clique com o botão direito do mouse sobre o ViewCube e vá na opção Orientar para vista, Plantas de piso  e selecione sua planta de piso, a mesma que começamos esse passo a passo.


Agora o Revit posicionou a câmera na posição correta. Contudo, pode acontecer, e sempre acontece, de o desenho ficar consideravelmente menor que o Recorte da vista. Ative o SteeringWheels , clique com o botão direito do mouse sobre ele e clique em Aumentar/Diminuir comprimento focal.


Repare que seu curso mudará para uma espécie de retângulo. Clique e mantenha pressionado o botão do mouse sobre o desenho. Mova suavemente para cima até encaixar a planta no Recorte da vista. Lembre-se que a Caixa de corte pode passar além do recorte, já que vamos ocultá-la a seguir. Já o desenho não.


Pronto. Basicamente está pronto. Agora é só tratar a vista para limpar e melhorar a visualização. Comece ocultando na vista a Caixa de corte. Lembre-se de ocultar, não desativar. Em seguida, escolha um Estilo Visual: Sombreado ou Cores consistentes.


A apresentação já começa a melhorar. Agora pelo mesmo caminho da imagem acima, vá em Opções de exibição de gráficos... Chegando lá vamos configurá-la conforme a imagem em seguida. Marque Sombras projetadas e Mostrar sombras de ambiente – é importante lembrar que sombras deixam a vista mais pesada e seu PC pode ficar lento, por isso, deixe as sombras desligadas e ligue somente antes de imprimir e/ou apresentar para o cliente. A intensidade do sol ou da sombra é um ajuste mais pessoal. Se notar que sua vista ficou muito escura, aumente os valores, caso contrário, diminua. Quanto à sombra, costumo sempre deixar em torno de 15 para não deixar o desenho carregado.


Ainda com base na imagem acima, clique no botão de Configuração do sol. Crie um sol usando Iluminação e coloque os ângulos de azimute e de altitude conforme a imagem. Isso criará um sol quase central a sua planta, o que produzirá sombras pequenas nos limites dos objetos. Lembre-se de desmarcar Relativo à vista e Plano de chão. Dê Ok nas duas janelas e veja o resultado. Altere o que achar necessário.
Para finalizar, entre nas configurações de Visibilidade/Sobreposição de gráficos (acesse com o atalho pelas teclas VG, pela guia Vista ou pela paleta de Propriedades da vista), vá até a categoria Parede e, na coluna Cortar, vamos alterar ambas as subcolunas Linhas e Padrões.
 

Na primeira, conforme a imagem acima, configure o Cor como Branco e a Espessura com 3. Dê Ok. Na segunda, escolha Cor como Preto e o Padrão com Preenchimento sólido. 


Dê Ok em tudo. Repare que a parede cortada ficou preta com um contorno branco. Altero os tons e/ou padrões conforme seu gosto. Se seu projeto tiver pilares estruturais, faça o mesmo na categoria Pilares estruturais para deixá-los iguais as paredes.
Como perspectivas feitas com a câmera não têm escala, para colocá-las nas Folhas será necessário ajustar o tamanho do Recorte da vista. Selecione o Recorte da vista (contorno do desenho) e clique no botão Tamanho do recorte na barra de ferramentas superior. Utilize sempre com Escala (proporções bloqueadas) para ajustar a tamanho do desenho na folha. Por exemplo, um A3 em modo paisagem tem 420 x 297 mm, a vista no exemplo a seguir está com 373 x 280 mm. Um pouco menor para que sobre espaço para as margens da prancha. Jogue a vista em uma Folha para testar.


Pronto! Espero que este tutorial ajude a melhorar a qualidade da apresentação dos projetos sem sair do Revit.
Lembre-se que dentro de Visibilidade/Sobreposição de gráficos há várias alterações legais que podem ser feitas. Experimente brincar um pouco para testar.

7 comentários:

  1. Simplemente muchas gracias!muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. +Revit: Tutorial: Plantas Em Perspectiva >>>>> Download Now

      >>>>> Download Full

      +Revit: Tutorial: Plantas Em Perspectiva >>>>> Download LINK

      >>>>> Download Now

      +Revit: Tutorial: Plantas Em Perspectiva >>>>> Download Full

      >>>>> Download LINK 4d

      Excluir
  2. Uma dúvida. Como que você configurou suas portas para parecerem abertas? Foi necessário editar uma família própria pra isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se ainda procura uma resposta kkkkk nas minhas eu criei um parâmetro de "sim/não" para a porta, onde ela tem 2 folhas, uma aberta e outra fechada e eu escolho qual delas eu quero que fique aparecendo =)

      Excluir
  3. +Revit: Tutorial: Plantas Em Perspectiva >>>>> Download Now

    >>>>> Download Full

    +Revit: Tutorial: Plantas Em Perspectiva >>>>> Download LINK

    >>>>> Download Now

    +Revit: Tutorial: Plantas Em Perspectiva >>>>> Download Full

    >>>>> Download LINK

    ResponderExcluir